Palmas, muito obrigada.

Neste mês de junho, completam—se dois anos que decidi sair de Goiânia pra trabalhar em Palmas.
Ainda me lembro como ontem da indecisão, da pressão pra vir logo, do medo de deixar tudo lá e não dar certo aqui, do nervosismo durante a viagem eterna de ônibus, das primeiras impressões de Palmas...
Cheguei no fervor das convenções para as eleições de 2010. Mal cheguei na cidade e fui fazer uma intervenção urbana.
Durante o dia...
Adrenalina à mil...
Sabia que não voltaria pra casa.
Na verdade, desde o dia que a Marilena Gonçalves, minha amiga de adolescência me convidou, eu sabia que não seriam apenas quatro meses.
No terceiro mês aluguei minha casa mesmo sem saber se nossos candidatos seriam eleitos, se teria emprego depois da campanha. Tudo que tinha eram promessas, expectativas e uma vontade doida de dar certo.
Fui morar numa kitnet com uma cama e as malas. Só. Eu, a cama e duas malas.
Aos poucos fui comprando uma coisinha aqui, ganhando outra ali... O certo é que Deus nunca deixou nada, absolutamente nada me faltar. Nem dinheiro, nem comida, nem alegria, nem amigos. NADA!
Claro que tive meus momentos de desespero. De querer ir embora, de chorar compulsivamente por estar longe de casa, de me sentir absolutamente sozinha e perdida aqui.
Eu fiquei sem emprego...
Eu fiquei sem casa...
Alguns amigos sumiram...
Descobri que outros não eram tão amigos assim...
Mas o saldo é totalmente positivo.
Meu crescimento pessoal nesses dois anos foi surpreendente pra mim e visível pra todos. Descobri tantas coisas novas, tive tantas experiências positivas. Amadureci à força! Conheci pessoas maravilhosas, fiz amigos pra vida toda. Conheci famosos, fui parar na televisão e nas colunas sociais, fiz eventos grandiosos.
Descobri (pelo menos eu acho) o que quero fazer da vida. Descobri talentos que não sabia que possuía. Descobri prazeres simples como rever meus parentes, comer a comida da minha mãe, comer peixe com os pés dentro d'agua ou ver o dia amanhecer na praia, receber amigos em casa pra um jantar ou um churrasco, virar amiga de pessoas que conheci pela internet.
Eu encontrei um amor que só me faz bem.
Aprendi a conviver com a minha dramaticidade que ainda aflora e me enlouquece. Com a minha inconstância. Com a minha tendência ao pessimismo e a melancolia. Aprendi a conviver comigo mesma, tarefa mais árdua de todas.
Aprendi a não sofrer por errar. A esperar pelo tempo certo. A escutar quem gosta de mim. A não escutar quem não gosta. A ver Deus em tudo e na minha individualidade.
A ter fé na vida, nas pessoas, no futuro.
Dias desses, pensei em voltar pra Goiânia. Lá é tudo tão fácil...
Mas pensei em todas essas coisas e vi que Palmas é o lugar certo pra mim.
E você que fez ou faz parte dessa caminhada, receba um abraço carinhoso e o meu muito obrigada.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A vida sem tireóide

Carta aberta aos meus queridos amigos

Quando meu maior medo se tornou realidade